encontro casa

Clique nos links abaixo

  • 04/11/25 - Graça e Paz

    GRAÇA E PAZ


    Texto Base: Fp 1:2


    Pergunta de abertura:


    Em meio a um desentendimento; você pacifica, tentando resolver o problema, ou briga e guarda ressentimentos? 


    Tópico Principal:


    Paulo inicia e termina todas as suas epístolas desejando que a graça e a paz de Deus e de Jesus estejam sobre cada igreja. Mesmo enfrentando prisões, perseguições e até guerras entre si, era imprescindível para aqueles crentes terem essas duas virtudes divinas.


    A graça é o favor imerecido de Deus para nós, e a paz é a atuação dessa graça em nossas vidas. A Graça é uma dádiva divina, a Paz é a certeza de que Cristo está conosco e não há nada o que temer! A graça é a benevolência da parte de Deus!(Ef 2:8) A Paz é a tranquilidade da parte de Jesus! (Jo 14:27) 


    Perguntas para o grupo:


    Como a graça divina se manifesta na vida diária de uma pessoa?


    É possível viver em paz com os outros quando há discórdia e conflitos?


     Reflexão Final: 


    A Graça e a Paz são dádivas tanto do Pai, quanto da parte do Filho Jesus . Essas bençãos emanam do Trono de Deus para nós; não por causa de quem somos ou do que fazemos, mas por causa de quem Deus é e do que Ele fez por nós em Jesus.


    Desafio da Semana:


    Pense em um conflito ou desentendimento e procure uma forma de resolvê-los de maneira pacífica. Procure a reconciliação e a paz, sem alimentar ressentimentos.

  • 11/11/25 - Obediência e Humildade

    OBEDIÊNCIA E HUMILDADE


    Texto Base: Fp 2:5-11


    Pergunta de abertura:


    É possível ser verdadeiramente obediente sem ser humilde?


    Tópico Principal:


    Obediência e Humildade são assuntos abordados em todo o capítulo 2. Paulo trata dessas virtudes espirituais com veemência e clareza, trazendo abertamente o exemplo de Jesus que mesmo sendo Filho de Deus, obedeceu ao seu Pai e encarnou em forma de homem e morreu na cruz passando por humilhação, vergonha e dor. Cristo despiu-se de toda a sua Glória para viver em meio a meros mortais. Ele é o nosso maior espelho e referência; não existe, não existiu e nem existirá alguém tão humilde e obediente quanto ao nosso Salvador.


    Perguntas para o Grupo:


    De que forma a humildade nos capacita a reconhecer que nossos sucessos vêm de Deus e que Ele é a fonte de nossa força?


    Como a Obediência e a Humildade podem ser exercícios de liberdade interior, em vez de submissão forçada?


    Tópico Final:


    Quem não é humilde, não consegue obedecer; porque muitas vezes, por obediência precisaremos fazer o que e ir onde não queremos. 


    Sem obediência, não se vence o pecado, cuja raiz é o orgulho; também não se vence a carne que é rebelde contra o Espírito. Se o coração é humilde, o corpo é obediente. A Humildade gera obediência!


    Desafio da Semana:


    Exerça a escuta ativa:


    Em uma conversa, resista à vontade de interromper o outro quando estiver falando. Ouça com atenção  o que a pessoa está dizendo. A Humildade nos ensina a valorizar a perspectiva alheia, e a reconhecer que não temos todas as respostas.

  • 18/11/25 - Alegrem-se no Senhor

    "ALEGREM-SE NO SENHOR"!


    Texto Base: Fp 3:1a 


    "Quanto ao mais, meus irmãos, alegrem-se no Senhor".


    Pergunta de Abertura:


    O que te traz alegria?


    Tópico Principal:


    A epístola aos filipenses é considerada como a epístola da alegria. Várias vezes, seu escritor faz alguma referência sobre esta palavra. Os crentes de Filipo são considerados os mais felizes de todo aquele século.


    O apóstolo Paulo os encoraja por diversas vezes a permanecerem alegres e animados, mostrando a eles que no Senhor, todos poderiam se alegrar. A alegria terrena é passageira, mas a Alegria do Senhor é permanente!


    Perguntas para o Grupo:


    O que significa: "...alegrem-se no Senhor"? 


    Quando foi a última vez que teve um momento de alegria genuína sem restrições?


    Tópico Final:


    Se tivermos a mentalidade de Cristo creremos que tudo o que Deus colocar em nossas vidas é para o nosso bem. (Rm 8:28) Escolher se alegrar  é ver todas as circunstâncias como uma oportunidade de obtermos o grande benefício da Obediência a Cristo.  

    Leia  Ne 8:10


    Desafio da Semana:


    Tire uma foto sorrindo e publique em tuas redes sociais seguido de um versículo bíblico que fale de alegria. Compartilhe com alguém que esteja triste ou depressivo.

  • 25/11/25 - 5 Virtudes importantes

    5 VIRTUDES IMPORTANTES


    Texto Base: Fp 4:9


    "O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática, e o Deus da paz estará com vocês ."


    Pergunta de Abertura:


    O que você aprendeu, recebeu, ouviu e viu em Cristo Jesus?


    Tópico Principal:


    Encontramos neste versículo, cinco virtudes de suma importância: aprender, receber, ouvir e praticar.


    Paulo termina sua carta pedindo aos filipenses que tudo o que aprenderam, receberam e ouviram dele e o que viram nele; praticassem para que Deus se manifestasse a eles através da Sua paz.


    Nenhum aprendizado é válido, senão há a prática. Tudo o que aprendemos, recebemos da Bíblia e o exemplo que vimos de Jesus só nos são benéficos se os praticarmos !


    Perguntas para o Grupo:


    De que maneira o nosso exemplo pode inspirar outras pessoas a seguirem o evangelho?


    Quais são os resultados e as bênçãos que se obtêm ao praticar aquilo que se ensinou e se viu? 


    Tópico Final: 


    Para aprender é preciso conhecimento, para conhecer, é preciso ouvir, para ouvir é preciso ver o bom exemplo. Depois de feito isto, é preciso praticar.

    Leia: Tg 1:22-25


    Desafio da Semana: 


    Pratique um ato de bondade para alguém que precisa; como ajudar um vizinho, fazer uma doação ou simplesmente ouvir alguém com atenção e abraça-lo com carinho.